Sobre a Esgrima

A “Esgrima Lusitana” ou “O Jogo do Pau” é uma esgrima portuguesa que se desenvolveu devido a necessidades reais de combate e auto-defesa. A arma é um pau, de cerca de metro e meio de comprimento, de preferência mais pesado numa das pontas. Mais recentemente foi desenvolvida a técnica para bastão de cerca de 80 cm, que tem uma aplicação em situações mais urbanas e necessidades mais modernas.

 

pau

 (exemplo de um pau de 145 cms. )

 

bastao

(exemplo de um bastão de 80 cms.
A fita na zona de impacto neste exemplo serve
para aumentar a resistência e evitar que saltem farpas.)

 

Eficácia

Devido à sua grande eficácia em situações reais de combate que advêm da sua tradição e evolução sob essas circunstancias a Esgrima Lusitana ( Jogo do Pau) é um óptimo complemento de auto-defesa, quando se tem uma arma com características semelhantes, a pelo menos o bastão, pois permite manter a distância, mesmo contra vários adversários e conseguir sair de situações bastante perigosas.

Exercício Físico

Como exercício é bastante completo pois treina praticamente todo  o corpo e desenvolve uma forte postura, sempre mantendo um dinamismo e noções de distancia e tempo características de qualquer arte marcial que permite combate não programado, sendo não só fisicamente como mentalmente desafiante visto que exige muita estratégia e criatividade em altas velocidades por parte do praticante.

Actualmente

Hoje em dia o jogo do pau pode ser praticado em segurança. De forma competitiva, em torneios por exemplo, sem o problema de os praticantes sairem magoados, devido a novas tecnologias desenvolvidas nesta área, que cada vez mais permitem contacto total em alta segurança. Hoje em dia até já crianças podem praticar jogo do pau sem os pais terem medo que se magoem e sem precizar de usar armaduras, com novos paus e bastões altamente flexíveis.

O Jogo do Pau consta do programa de educação fisica como matéria alternativa, um professor de educação fisica praticante de jogo do pau pode ensinar nas suas aulas. O que pode ser algo tão ou mais divertido que outros desportos, sendo também uma actividade muito rica fisicamente para as crianças e jovens.

combatemiudos_350